Douglas Santiago
(1983, São Paulo/SP – Brasil)

Fotógrafo, educador, artista visual e designer; Especialista em design instrucional (Senac); Membro do grupo de pesquisa Laroyê – Culturas Infantis e Pedagogias Descolonizadoras (UNIFESP)

Contato: eu@douglassantiago.com.br

A importância do repertório para o aumento da criatividade.

Repertório é um compilado dos conhecimentos e experiências adiquirias ao longo dos anos. Influência e contribui para toda tarefa que demanda criatividade, auxíliando na abertura de possíveis caminhos a serem seguidos, ou decisões a serem tomadas.
Doug

Doug

Entenda o que é um repertório.

Compreende-se por repertório, um conjunto de conhecimentos; ou a disposição de assuntos em ordem que facilita encontrá-los;

Fonte: Dicio

Repertório é um compilado dos conhecimentos e experiências adiquirias ao longo dos anos. Influência e contribui para toda tarefa que demanda criatividade, auxíliando na abertura de possíveis caminhos a serem seguidos, ou decisões a serem tomadas.

Já criatividade é o encontro de métodos para executar tarefas de uma maneira nova ou diferente do habitual, ou seja, fazer novas conexões entre coisas que já se conhece. Para isso o repertório é peça fundamental no processo criativo, pois quanto maior é o repertório maior são as possibilidades. Sendo assim pode-se afirmar que quem tem maior repertório, tem maior poder criativo.

A Formação do repertório.

O repertório é construído através de tudo o que é visto, lido, ouvido e vivenciado. Todo tipo de conhecimento ajuda a formar o repertório, porém a busca por conhecimentos culturais, literários e artísticos são grandes fortalecedores do poder criativo.

Mas para que esse conhecimento possa ser sólido no seu repertório é necessária a compreensão daquilo que é visto, ouvido ou lido. Não basta ter apenas uma visão superficial, é necessário um conhecimento mais profundo e crítico para que o conhecimento “crie raizes” e possa se ramificar e fazer novas conexões com outros conhecimentos.

Hoje contamos com uma forte ferramenta de pesquisa, que é a internet. E pode auxiliar, e muito, no aumento do repertório, pois possibilita fazer pesquisas em várias esferas, tais como: textos, imagens, vídeos, audios, permite ainda, o acesso a opiniões pessoais e pesquisas informais através da blogosfera. Existem muitas aplicações de compilação de conteúdos como imagens, textos e vídeos, que auxiliam na hora da pesquisa, possibilitando a filtragem dos conteúdos, como por exemplo classificação por categorias e temas.

Tomando os devidos cuidados na escolha da fonte (veracidade das informações), é uma ferramenta imbatível nas pesquisas e na ajuda quando o assunto é aumento do repertório. Porém ela não é a única!

Não podemos ignorar o fato de que as experiências vividas também contribuem para este aumento, pois as vivências, trabalha o repertório em outras esferas, tais como: as sensações, as texturas, as emoções, o manuseio, e não somente a visão e audição como acontece em uma pesquisa na internet.

Muitas informações são registradas quando se vivencia algo, e muitas dessas informações não são desapercebidas imediatamente pelo nosso conciente, mas elas estão lá! E nosso cérebro irá buscá-las na primeira oportunidade de fazer uma nova conexão.

Essa conexão é o momento em que muitos de nós pensamos “como não pensei nisso antes” ou o famoso momento “EUREKA”. Também é conhecido como SERENDIPIDADE*,fenômeno que ocorre quando uma conexão entre dois conhecimentos, que nunca foram conectados,acontece.

O repertório é o combustivel no processo criativo, que quando não é abastecido para de funcionar, pois novos conhecimentos abrem novos caminhos, que por sua vez permitem novas conexões nas quais muitas delas poderiamos gritar EUREKA!

*Serendipidade, também conhecido como Serendipismo, Serendiptismo ou ainda Serendipitia, é um anglicismo que se refere às descobertas afortunadas feitas, aparentemente, por acaso.